[MariaRitaKehl]

"Mexer nesse vespeiro [a ditadura], para o Brasil, acostumado com o jeitinho, com o 'deixa disso', com o 'não vamos falar naquilo que incomoda', foi tão pesado, que acho que não foi à toa que em muitas manifestações nas ruas havia uns poucos - eram poucos, mas nós psicanalistas sabemos que os sintomas se manifestam em pequenos detalhes - pedindo intervenção militar."

MARIARITAKEHL é o terceiro episódio da série

PSICANALISTAS QUE FALAM

Maria Rita Kehl, antes de se tornar psicanalista, ensaísta e crítica literária, aventurou-se no jornalismo. Começou a escrever para o Jornal do Bairro, na época dirigido por Raduan Nassar, enquanto ainda cursava a graduação. Foi editora do Movimento, um dos mais importantes veículos do jornalismo alternativo durante o regime militar no Brasil, ao lado do Opinião e de O Pasquim. Gostaria de ser escritora de ficção, tornou-se "escritora de psicanálise", como ela mesma diz. Tem vários livros publicados, entre eles Bovarismo brasileiro. Aventurou-se na psicanálise mais tarde, quando percebeu o potencial que ali havia de entender e atuar na sociedade. Foi psicanalista de militantes do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; participou da Comissão Nacional da Verdade, investigando as violações de direitos humanos de povos indígenas e camponeses pela ditadura. Gosta de andar a pé pela cidade, brincar de outras vidas pela imaginação ["imagino o tempo todo, sempre tem uma outra cena que é fantasia, de qualquer coisa que eu esteja fazendo"]. É assim, nesse fluxo de pensamento e relato que vai e volta por diferentes momentos de sua vida, que Maria Rita Kehl compartilha sua prática psicanálitica.

direção

Heidi Tabacof

 

assistência de direção

Maria Lúcia Lima

 

montagem

Matias Lancetti

 

iluminação

Eduardo Barcellos

 

imagens

Heidi Tabacof

Matias Lancetti

Eduardo Barcellos

produção

Tupi Produções

 

agradecimentos

Daniel Kupermann

som direto

Silvio Cordeiro

 

assistência de produção

Juliana Kase

arte e design

Rafic Farah

 

mobilização

Taturana

 

site e comunicação digital

Babi Sonnewend

Zé Agripino

2016 - PSICANALISTAM QUE FALAM

 

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons -Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle